C:\Inetpub\wwwroot\menus\menutopo.htm
Fotos | Banco de Dados de Resultados | Fale Conosco
Bom dia!    Brasília, 4 de Fevereiro de 2012

> GP Resultados 2006
> GP Resultados 2007
> GP Resultados 2008
> GP Resultados 2009
> GP Resultados 2010
> GP Resultados 2011
> Resultados 2006
> Resultados 2007
> Resultados 2008
> Resultados 2009
> Resultados 2010
> Resultados 2011
> Mais Resultados
Site Hipismobr

  Twitter

  Mobile

  Croquis

hojas.gif (80 bytes)

  Publicidade

Extra------------------
Home
Adicionar a favoritos

 

C:\Inetpub\wwwroot\menus\menuextra.htm
Site Hipismobr - Notícia: Canto um filho de Canturo é festajado como uma estrela na Alemanha, confira o perfil do garanhão

Notícias

01/01/10: Canto, um filho de Canturo (garanhão do Haras Joter), é festejado como uma estrela na Alemanha, confira o perfil do garanhão

Aqui vem Canto: Ele é festejado no extremo norte como a estrela mais fotografada, foi campeão da seleção de garanhões de 2005, enviou seu filho Cantoblanco como campeão de 2008 para Neumünster e atrai as atenções para seus potros e potras em diversas exposições. Canto promete muito.

Orgulho de pai, é o que teria demonstrado o belo garanhão Holsteiner Canto, se ele fosse uma pessoa. No ano passado, enviou sete filhos para a seleção de garanhões de Holstein 2008 - o “Körung” - na cidade de Neumünster na Alemanha, sendo o garanhão vencedor e dois outros cavalos selecionados, crias de seu primeiro ano de monta.

Muitos visitantes vibram com a nobreza do garanhão vencedor, Cantoblanco - tão belo quanto o próprio Canto, que há quatro anos também foi o garanhão vencedor. Quando, em breve no extremo norte da Alemanha, os últimos campeonatos para potros chegarem ao fim, veremos então que esta temporada comprovou novamente que o Holsteiner Canto não é somente um atleta excepcional, como também transmite esta impressionante qualidade a seus filhos.

Canto nasceu em 2002 em Jardelundfeld, na propriedade de seu criador Adelbert Sporn e cresceu junto a seu treinador Thomas Petersen em Sollwittfeld. Na sua premiação de 2004 em Neumünster, o belo atleta atraiu todos os olhares para si e foi declarado vencedor absoluto. O julgamento oficial dizia o seguinte: “O vencedor tem a personalidade de um garanhão com enorme porte atlético e excelente aparência, com ótima avaliação visual dos testículos. Apresenta uma morfologia muito correta, sendo que a conformação harmoniosa do conjunto de frente e tronco é especialmente positiva para o emprego em Holstein. Seu andamento denota grande energia e no trote quase alcança o ótimo. No salto, ele exibe toda a qualidade de um garanhão Holsteiner vencedor que não teme nenhuma altura, empregando seu corpo de forma ideal.” O coordenador de criação Holsteiner, Dr. Thomas Nissen, relembra: “Em sua premiação, Canto era um garanhão de porte médio, mas quando se movimentava, tornava-se grande. Isto era impressionante.”

Um astro se torna pai:

Seu grande potencial para as provas de salto foi, desde o início, fomentado pelo seu proprietário, a Associação Holstein (Holstein Verband). Primeiramente, montado por profissionais da associação, Canto obteve em 2008, montado pela amazona internacionalmente premiada, Janne-Friederike Meyer, vitórias e colocações em provas de hipismo até a série M (125 cm -135 cm de altura).



1. O pai Canturo com o brasileiro Bernardo Alves nos Jogos Olímpicos de Atenas em 2005 ocupava o 13º lugar no ranking internacional, acumulando vitórias, entre outras, em Aachen;
2. A filha de Canto e Carpaccio, Wehle, da linhagem 18a2, é a égua campeã de Nordfrieseland, que demonstra um andamento vigoroso;

3. Warenga, filha de Canto e Capitol, recebeu a nota 9,2 na exibição de éguas de Lürschau;
4. Campeão da seleção de garanhões de 2008 e filho de Canto, Cantoblanco, sob a sela;
5. Belo e esportivo, Cantoblanco é o filho selecionado.

1. Janne-Friederike Meyer, o próprio Canto.

O pai de Canto, deste vigoroso cavalo saltador, é o Holsteiner Canturo de pelagem marrom, último filho do proeminente herdeiro Cantus, que também gerou Cantate Z com Rodrigo Pessoa, Waldrose com Florian Meyer zu Hartum, FBW Cantus com Nikolaus Schurtenberger (Áustria), Cellestial com Heiko Schmidt e Cartier PSG com Stegan Eder (Áustria).

Canturo recebeu em 2000, em Elmshorn, a nota máxima na seleção de garanhões. Seu teste de desempenho de garanhão já havia sido concluído em 1998 em Adelheidsdorf, no qual ficou em terceiro lugar nas provas de salto. Aos sete anos, este atleta recebeu medalha de ouro na série de salto S (1,40 m a 1,60 m) e venceu a final do campeonato mundial de cavalos jovens de hipismo no Haras de Zangersheide.

Em 2003, Canturo foi vendido para o Brasil e a partir de então passou a brilhar em pistas estrangeiras com o cavaleiro brasileiro internacionalmente premiado, Bernardo Alves: aos nove anos ele ganhou com seu cavaleiro o prestigiado Grand Prix de Spruce Meadows no Canadá e participou dos Jogos Olímpicos de Atenas, seguido de inúmeros outros êxitos.

A mãe de Canturo, Fara, retornou ao esporte após a fase de reprodução e transpôs com êxito, sob o nome de Calanda, obstáculos até a série S. O pai da mãe, Calando I, foi campeão alemão com Karsten Huck em 1984 e, depois disso, triunfou por muito tempo com Edgar-Henri Cüpper da Bélgica, em pistas internacionais.

Em 2001, foi a primeira temporada de monta de Canturo. O número de suas crias, até agora, é baixo, devido à sua carreira. Mas com o potro de seu primeiro ano de monta, ele acertou logo em cheio: Canto foi coroado o garanhão Holsteiner vencedor. Canturano pertence a seu segundo ano de monta, vencedor do HLP em Adelheidsdorf em 2006. A mãe de Canto é Krokus (linhagem 2027), cujo pai é o Holsteiner Limbus, um filho especialmente nobre de Landgraf I. Este é tido como um dos garanhões mais bem sucedidos, com uma soma de prêmios acumulados de suas crias de mais de quatro milhões de euros.

O pedigree de Limbus é composto por valiosos puros-sangues, como Rantzau xx, Marlon xx e Ladykiller xx. O nobre cavalo passou sua primeira temporada de monta na clínica de reprodução Pageroe em Schleswig-Holstein; em 1995 e 1996 permaneceu no Haras Dobel em Baden-Würtemberg, antes de retornar a Holstein em 1997. Já aos oito anos, Limbus ficou em terceiro lugar no Grande Prêmio de Rostock.

Devido a uma lesão, sua carreira esportiva teve que ser encerrada prematuramente em 1999. Desde então, o garanhão está ativo na criação e, até agora, oito de seus filhos já foram selecionados: Love Soprem, Limbatador, Leonce, Ladas, Limotas e Livello, Lenitas e Lejano. O último foi vendido num leilão para a França, como campeão reserva, por 250.000 euros. No esporte, entre outros, o selecionado S.I.E.C Livello, junto com Iren Cameron Hanley, faz propaganda para seu pai Limbus.

A lenda Caletto I

O bisavô, tanto do lado materno, como paterno de Canto é Caletto I, um Holsteiner, cujo nome há muito tempo entrou para os registros históricos da criação de cavalos de hipismo no mundo todo. Caletto I triunfou com Michael Rüping em grandes prêmios.

Canto dá continuidade a todo este sucesso, como na seleção do ano passado, com seus sete filhos e o vencedor. Assim como seu pai, o vigoroso Cantoblanco, de coloração marrom escuro, há quatro anos entusiasmou o público e os jurados com seus três andamentos naturais básicos. Saltando em liberdade, demonstrou perfeito domínio de técnica e grande capacidade, assim como uma reação rápida dos membros.

A linhagem materna de Cantoblanco (linhagem 4965) pertence às linhagens de égua Holstein de alto desempenho. Casablanca, sua mãe, é irmã própria dos garanhões Clinton I e II e da égua de sucesso internacional no hipismo, Chica Bay, mãe de Levisto de Judy-Ann Melchior. O aclamado pedigree de Canto é complementado por outros filhos selecionados: Canon (MV : Quinar) e Cantolino (MV: Acorado).

O coordenador de criação, Dr. Thomas Nissen, declara que “Canto transmite a seus filhos sua qualidade da melhor maneira. Cantoblanco herdou muito da personalidade de seu pai e, nas diversas exposições de potros e campeonatos, nas primeiras colocações, constantemente, estão vários potros de Canto.” Dr. Nissen entende de qualidades genéticas: “As éguas mais apropriadas para Canto, são as de grande porte, com traços de puro-sangue que possuem um bom conjunto de frente e tronco.”

Genealogia

                                                   Caletto I, 1975, Holst.
                          Cantus, 1981   
Canturo, 1995     Holst.                 Monoline, 1975, Holst.
Holst.            
                          Fara, 1991         Calando I, 1974, Holst.
                          Holst.                 
                                                    Ulara II, 1982, Holst.

                                                   Landgraf I, 1966, Holst.
                        Limbus, 1991       
                        Holst.                 Alice, 1986, Holst.
Krokus, 1998           
Holst.                 Flair I, 1991     Caletto I, 1975, Holst.
                         Holst.                
                                                 Felear, 1969, Holst.

O Holsteiner Canto descende de Canturo-Limbus e foi campeão da seleção de garanhões de 2004. Os resultados de seu teste de desempenho de garanhão em Adelheidsdorf em 2005 são os seguintes: Adestramento 102, 49; 11; Salto 128, 27;2; Total 115, 53; 6./32. Neste meio tempo, Janne-Friederike Meyer conquistou com ele medalhas de ouro até a série M (125 cm -135 cm de altura).

Canto comemorou a estréia de seus herdeiros em 2008, na seleção de garanhões em Neumünster. Três filhos foram admitidos para a criação e, o favorito do público, Cantoblanco, foi condecorado com o título de vencedor. Canto pertence à linhagem 2027. O garanhão pertence à Associação Holstein e está sob os cuidados de Hanno Köhncke, Dorfstr. 52, 23619 Badendorf, Tel. 0451 492428.

O preço da cobertura I é de 600 euros, da cobertura II é de 800 euros mais imposto sobre mercadorias; o preço fixo pela coleta de sêmen é de 130 euros mais imposto sobre mercadorias.

Fonte: Haras Joter

 

       


@ 2012 HipismoBR - Um salto na rede!
Site Hipismobr

  Twitter

  Mobile